sábado, 1 de maio de 2010

Só a Fé salva?

De fato, é a fé quem salva, mas existe a participação da pessoa, conforme nos manda S. Paulo em suas cartas, em diversas passagens.
Mesmo porque a "fé sem obras é morta".
É S. Paulo que ainda no-lo explica: "Manda... que se façam ricos em boas obras (1Tim 6,18).
Em "boas obras", porque, completa S. Tiago, "o homem é justificado pelas obras e pela fé" (Tgo 2, 24) ou pelas obras que nascem da fé, porque a "fé sem obras é morta" (17) e só uma fé viva pode dar a vida.
É pois bem claro que o homem é salvo pelas boas obras nascidas da fé, e não pelas "obras da lei", ou simples execução material daquilo que é mandado pela lei.
As boas obras são feitas para agradar a Deus por amor e são as conseqüências da verdadeira fé, posta em prática.
Diz ainda S. Paulo sobre a diferença entre obedecer a "Lei das Obras", que não tem valor, mas a lei posta em prática pela fé: "Porquanto nós sustentamos que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei. (...) Então eliminamos a Lei através da Fé? De modo algum! Pelo contrário, a consolidamos" (Rom 3, 28 - 31)
E mais, se apenas a Fé salvasse (segundo seus argumentos), você acabaria, indiretamente, justificando que uma pessoa pode levar uma vida de pecado, bastando ter fé para ser salva. Diz S. Paulo: "Que diremos então? Que devemos permanecer no pecado a fim de que a graça atinja sua plenitude? De modo algum!"(Rom 6, 1-2). E São Mateus: "Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus, mas aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt. 7, 21). Praticar é agir conforme a Fé, ou seja, é ter obras conforme a sua Fé.
Um pecador, deve pedir perdão de seus pecados e mudar de vida, mudar de obras (nunca permanecer sem obras e se justificar pela fé), conforme nos manda Nosso Senhor: "Ide e não peques mais!" Em outras palavras, mude de vida, corrija suas atitudes, suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário